sábado, 10 de janeiro de 2009

HISTÓRIA DA CIDADE de VALPARAÍSO S.P

VALPARAÍSO

HISTÓRIA DA CIDADE

No século passado, de Bauru às barrancas do Paraná, esta nossa região era habilitada pelos índios caingangs, que falavam a língua tupi. Nenhuma tribo de índios estava alojada onde se ergue Valparaíso. A primeira aquisição de terra foi feita por Cantidiano Vieira, em 1917, segundo os registros encontrado no Cartório de Hipotecas e Imóveis de Araçatuba. Atraídos pelas terras férteis, em 1919, Francisco de Paula Carvalho Sobrinho adquiriu 100 alqueires de Cantidiano Vieira. Esses “bandeirantes”, muitos ainda com raízes em Valparaíso foram: Francisco de Paula Carvalho Sobrinho, Dr. Francisco Vieira Leite, João Rodrigues Gomes, João Máximo de Carvalho, Francisco Fernandes Filho, Jorge Pupo, Gregório Prates da Fonseca, Jorge Brandine, Pedro Vitor e Oliver Rodrigues.

Em julho de 1.927, começou a derrubada da mata, ali na altura do coreto tão criativo com a estátua de um bandeirante, na Praça Oscar de Arruda.

Em 1º de outubro de 1.932, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Valparaíso. Em 10 de julho de 1.934, foi criado o Distrito de Paz, pelo Decreto 6.546, pertencente ao Município e Comarca de Araçatuba.O município de Valparaíso foi criado pela Lei Estadual nº 2.859, de 08 de janeiro de 1.937 e instalado em sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores em 30 de maio de 1.937, quanto tomaram posse os primeiros membros da Câmara Municipal, tendo o Dr. Francisco Vieira Leite, como o 1º presidente do Legislativo, sendo, pelos membros do Legislativo, eleito prefeito do Município, Sr. Benedito de Mello.


Significado do Nome

Quanto à origem do nome de nossa cidade, não foi dado por Gregório Prates, que lutou muito para que Valparaíso se chamasse Bandeirante. Este era o nome do barco de suas aventureiras e históricas viagens. O nome de Valparaíso foi dado por três pioneiros. Em 1.924, Francisco Carvalho, disse ao Dr. Leite, que esta terra era o “Paraíso”. Como nossa região está abrigada num vale, Dr. Leite sugeriu que o patrimônio deveria chamar-se “Vale do Paraíso”. Jorge Brandine, presente também naquele encontro, propôs que nossa terra deveria ser “Valparaíso”.


ANIVERSÁRIO DA CIDADE

30 DE MAIO


CARACTERÍSTICAS

A atividade econômica predominante no Município é a agropecuária, destacando a criação de gado leiteiro e a de corte, além do cultivo da cana-de-açúcar e milho. Com terras bastante férteis, Valparaiso destaca-se na produção de açúcar e álcool com a Usina FBA/UNIVALEM. A Fábrica da Ajinomoto produz lisina para ração animal.

A Fazenda Jacarézinho destaca-se peça genética de gado e por ter a maior reserva florestal particular do Estado de São Paulo e tem projeto para a implantação de mais uma Usina Sucro-Alcoleira.A Fazenda Fortaleza é criadora de grandes matrizes de gado nelore e seus leilões são destaques nacional.


Limites

Araçatuba, Guararapes, Bento de Abreu, Lavinia, Adamantina e Lucélia.

Acesso Rodoviário

Rodovia Marechal Rondon - SP 300

Distâncias

505 Km da Capital

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

A ESTAÇÃO: A cidade foi fundada antes da chegada dos trilhos, em 1927, com o nome de Vale do Paraíso. A Noroeste inaugurou a estação em 1932, já como Valparaíso. Há outra fonte que dá a data de abertura da estação como sendo 01/12/1931.


Inicialmente na variante de Jupiá, onde foi ponta de linha por algum tempo, a estação passou a pertencer à linha-tronco em 1940. No final de 2001 estava em estado até que razoável, com uma de suas salas sendo utilizado por uma academia de ginástica, tendo ainda um segurança que ficava no pátio da estação. (Colaboração de Fábio Vasconcellos, de Marília)

ESPERANÇA ...

Esperança, oque mas vemos hoje muitos, por meio dos problemas, pais de família desempregado sem poder dar o pão para seus filhos, desencorajado da luta pelo o alimento diário e se encontra a merce da dificudades, já não sente a esperança de um mundo melhor porque tem o pensamento que algo pode dar certo.

Vemos por meio televisivo, jornais a todo instante postando notícias que crianças menores de idades estão nos faróis pedindo um trocado para poder comer, e outras com armas em punho atacam uma loja arriscando a sua própria inocente vida entrando no mundo brutal do crime.

E o quê fazemos contra isso? muitas vezes lemos e vemos estas noticias dai oque vem logo a cabeça? Julgamos estas crianças como marginais...e de quem é a culpa?

Sera mesmo das nossas autoridades que atrás de um terno bonito, montados nos seus carros importados com os bolsos cheio de dólares com a sua conta nos bancos exteriores que dizem lutar pela humanidade dando direito a cada brasileiro um cantinho pra morar uma terra para plantar para poder ter dali do seu chão o teu sustento para sobreviver.

E a culpa continua sendo de quem?

As santas escrituras diz bem claro:

"Por se aumentar a iniquidade o amor de muitos esfriariam..."

Temos que crêr que a esperança não está num governo que passa mel em nossas bocas com palavras bonitas.

Nossa esperanças estão em Cristo o Senhor da nossa vida, só ele é que tem a saida para este mundo fálido...

As esperanças para muitos faliram estão mortas e até sepultadas.

Mas posso te dizer que a nossa esperança ressucitou no terceiro dia e está viva dentro de cada um de nós, se cremos que ele é o Senhor da nossa nação.

Não peço pra fechar os olhos para os acontecimentos, mas temos que ter fé em Deus.

A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade.